terça-feira, 27 de março de 2012

CRIATIVIDADE NA ROSTHAM

QUANDO A CRIATIVIDADE "VAI DA CABEÇA AOS PÉS".


É, os alunos da Rostham adoram inventar!

 E sua Criatividade, graças a Deus, não fica restrita aos "trabalhos da escola". 


(foto de alunos da turma 1901)

O que professores, pais e alunos entendem sobre criatividade?

 Será que a imposição de regras é sempre positiva?

Veja um trecho do artigo "De onde vem a criatividade" de Sérgio Navega sobre o assunto:


"(...)
Passamos boa parte de nossa vida aprendendo como melhorar nossa simulação do mundo exterior. Modelamos o mundo físico, modelamos as emoções das pessoas com as quais convivemos, modelamos a empresa em que trabalhamos, o governo, nossos vizinhos, nosso carro, o trânsito, etc. Boa parte de nosso raciocínio é meramente uma simulação de grandes cadeias causais (isto causa aquilo que causa aquilo...). Podemos dizer que essa sequência de inferências são representantes das "regras" que usamos no dia-a-dia, equivalentes às regras mais simples como aquela que diz que quando vou atravessar uma rua, devo olhar para os dois lados. Essa regra é tão forte que chega ao caráter de comportamento condicionado. Tudo isto é muito, muito útil, pois poupa-nos tempo, automatiza procedimentos rotineiros, aumenta nossas margens de acerto e evita erros fatais. Há poucas (se é que há alguma!) vantagem em ser criativo no atravessar a rua.
Mas há um lado ruim dessa tática: essas regras também nos fazem ficar acomodados e por isso evitamos procurar novas possibilidades. Para sermos criativos, temos que estar dispostos a quebrar (mesmo que apenas mentalmente) várias dessas sequências pré-programadas e dessa forma rodar nossa simulação do mundo com um conjunto alterado de regras. Mas para que mesmo fazer isso? (...)"


Leia, agora, o artigo na íntegra, clicando no link abaixo:


domingo, 25 de março de 2012

ESCOLA DO AMANHÃ

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR QUE A ROSTHAM É UMA ESCOLA DO AMANHÃ, CERTO?
 MAS QUE HISTÓRIA É ESSA?

O programa que teve início em 2009 pela SME busca diminuir a evasão escolar e melhorar o desempenho de alunos que moram em áreas conflagradas em nossa cidade.
A Rostham é uma das 151 escolas de todo município que vem, gradualmente, desenvolvendo as propostas deste programa.
Dentre as propostas do projeto, estão: educação em tempo integral; artes, reforço escolar para alunos nos contraturnos, laboratórios de ciências, salas de saúde, leitura e informática.



Clique no link e confira aqui que ações integram este projeto:

FIQUE DE OLHO NA DICA:


14º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens será realizado de 18 a 29 de abril de 2012, no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova, região central do Rio. Com patrocínio da Petrobras e apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, o evento reúne editoras que vão apresentar seus lançamentos e conta com a participação dos principais escritores e ilustradores do País.

Como já é tradicional no evento, vários bate-papos com escritores e ilustradores serão realizados, além dos seminários que acontecem no auditório local, além da Biblioteca para Bebês e também a realização do Encontro Nacional do Varejo do Livro Infantil e Juvenil.

O Centro de Convenções SulAmérica receberá 72 estandes, que poderão ser visitados diariamente, das 8h30 às 18h, e sábado e domingo, das 10h às 20h. Muitas atividades acontecem simultaneamente dentro do Salão: leitura de histórias, lançamentos, bate-papo com autores e performance de ilustradores. Além disso, cada criança e jovem visitante, como já é tradição, ganha um livro na saída.


 Atenção:
18/04: DIA EXCLUSIVO DO PROFESSOR
A entrada é gratuita para os professores, desde que seja feita a inscrição prévia pelo email:  visitacaoescolar@fnlij.org
Quer dicas para compra de livros?
Dê uma olhada na relação de livros premiados pela FNLIJ de 1975 a 2011:

PALAVRAS DO DIRETOR


Em 2007, na ocasião da publicação do primeiro jornal impresso da Rostham, nosso diretor salientou a importância da divulgação das ideias. Segundo ele, muita coisa acontecia na escola, muita gente trabalhava duro para enriquecer o trabalho pedagógico e muitos de nossos alunos, voluntariamente, voltavam em outro turno para ajudar os colegas. Disse, ainda, que os espaços da escola deviam ser ocupados e as ideias deviam circular para arejar o trabalho geral.
Nosso diretor, já naquela época, queria dar visibilidade a tudo isso.
Os anos passaram, a escola cresceu, mais colaboradores circulam em seu espaço e a necessidade de divulgar esta avalanche de atividades, informações, projetos e eventos é, mais do que nunca, urgente.
O blog da Rostham fará sua parte! E você? Mande sugestões e ideias para enriquecer nosso blog. Comente.

O CURTA DE ANIMAÇÃO QUE GANHOU O OSCAR

CINECLUBE NA ROSTHAM

A inauguração do Cineclube da Rostham será na próxima quarta-feira, dia 28 de março de 2012! Venha conferir! Na primeira sessão serão exibidos dois filmes: "Mini Cine Tupy" e "Minhocas". O primeiro com 10 minutos de duração e o segundo com 15 minutos. Qualquer dúvida, entre em contato com os monitores do cineclube.