quinta-feira, 23 de agosto de 2012

MARATONA DE ALFABETIZAÇÃO

MARATONA DE ALFABETIZAÇÃO

Do dia 06 a 10 de agosto, as escolas da rede municipal realizaram a Primeira Maratona de Alfabetização com atividades envolvendo professores, pais e alunos. A semana teve em vista a consolidação do Pacto Carioca pela Alfabetização.

Nossa escola fez um belo trabalho e registramos tudo no vídeo abaixo:


FESTA JUNINA 2012

ARRAIÁ ´BÃO` DEMAIS, ´SÔ`!

O Arraiá da Rostham aconteceu nos dias 11, 12 e 13 de julho. Quem quiser conferir mais fotos dê uma clicada na lateral direita do blog em "Veja mais fotos."



PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

CAIU E SE MACHUCOU?


O texto abaixo foi retirado do site da SME e nos esclarece sobre o Programa Saúde na Escola.

"Com o objetivo de dar assistência integral para mais de 105 mil alunos das Escolas do Amanhã, situadas nas áreas mais vulneráveis da cidade, equipes de profissionais de saúde percorrem essas unidades. O Saúde nas Escolas é uma das ações fundamentais do programa Escolas do Amanhã. Com o Saúde nas Escolas, as unidades atendidas pelo programa têm presença de um técnico de enfermagem no dia a dia da escola. Além disso, oito unidades móveis de saúde percorrem as escolas semanalmente. Cada unidade móvel conta com um médico, um enfermeiro, um psicólogo, um dentista e um auxiliar de saúde bucal, além de mobiliário próprio para promover o atendimento e material educativo, que é entregue às crianças.

Com o novo programa, as escolas também passam a ter acesso ao Prontuário Eletrônico Único: um sistema integrado entre as secretarias de Educação e Saúde, que possibilita o acompanhamento passo a passo do histórico de saúde do aluno. Se o aluno for atendido na escola ou se passou por uma clínica da família, informações como dados pessoais, históricos de consultas, doenças ou antecedentes cirúrgicos ficam à disposição dos profissionais de saúde."


A Rostham é atendida pelo programa. A técnica em enfermagem que está com a gente é a Rosângela (foto acima). Ela avisa que os próximos dias de visita da equipe móvel médica serão: 26/setembro, 24/outubro, 28/novembro e 17/dezembro.




OFICINA DE ATIVIDADES LÚDICAS


OFICINAS DE ATIVIDADES LÚDICAS

Tendo como objetivo principal a valorização da brincadeira, através de suas mais variadas formas de expressão, a equipe de profissionais-pesquisadores-brinquedistas, coordenado por Adelaide Rezende de Souza (pesquisadora do ILTC, brinquedista, psicóloga e professora da Universidade Estácio de Sá) oferece oficinas de atividades lúdicas, desde 2009, para oito escolas da rede municipal do Rio de Janeiro, entre elas, a Rostham.

Durante as oficinas, várias atividades são oferecidas, tais como: atividades de artes plásticas, teatro, música, jogos, linguagem (conversas, histórias, parlendas, adivinhações, poesias) e brincadeiras ao ar livre. Há o resgate das brincadeiras e danças tradicionais do folclore brasileiro. Nas oficinas, é possível, também, aprender a fazer brinquedos de material reaproveitável.

Desta maneira, a educação afetiva e a reflexão sobre as emoções são valorizadas, assim como a educação moral e os princípios de cidadania.

Em breve, postaremos fotos com as atividades realizadas em nossa escola, por enquanto, vamos deixar todo mundo com água na boca, divulgando o espaço da BRINQUEDOTECA BRINK+, na Universidade Estácio de Sá, no Campus Rebouças, oferecido pelo curso de Pedagogia.

A brinquedoteca oferece empréstimo de jogos para famílias, estudantes da Universidade e professores de escolas públicas e privadas.É possível tranformar-se em um sócio da brinquedoteca, apenas preenchendo uma ficha de inscrição e doando um brinquedo ou jogo em bom estado.

Crianças de 03 a 12 anos de idade são bem-vindas no espaço que representa o acesso a materiais lúdicos diversos, onde o direito à brincadeira livre é garantido. Acompanhados pelos brinquedistas, as crianças têm acesso à contação de história, artes, jogos e brinquedos variados. Mas, é importante lembrar que somente as crianças que estiverem com sua inscrição preenchida pelo responsável poderão participar.

Também é possível fazer visitação com turmas escolares, necessitando agendar. Para falar com a equipe responsável basta ligar para 25037395, às sextas-feiras a partir das 14:30 horas.


FOTOS DA BRINQUEDOTECA:






ATIVIDADES NA AULA DA TIA ROSANA - turma 1101 - 2012

DEMOROU MAS SAIU

As mamães dos nossos fofos da 1101, da tia Rosana, pediram e está aqui o vídeo que elas assistiram, no dia das mães, com algumas atividades das quais seus filhos participaram em sala de aula. 




É sempre gostoso participar da vida de nossos filhos, não é? Obrigado às mamães que vieram prestigiar a comemoração do dia das mães, junto com seus filhotes.

CIÊNCIA ANIMADA

AULA DE CIÊNCIAS ANIMADA

A professora de ciências da 1702, nossa queridíssima Solange, deu uma aula "pra" lá de legal sobre reprodução sexuada e assexuada. Para fixarem a matéria, pediu que seus alunos fizessem um trabalho de casa diferente: produção de filmes sobre o assunto.

Vamos conferir os vídeos que eles fizeram?






CONTRA A DENGUE

AMEAÇA O ANO TODO

Quem pensa que a dengue só ataca no verão pode estar completamente enganado. A doença, sem dúvidas, aparece mais em épocas de calor e chuvas, mas os agentes de saúde advertem que pode ocorrer em qualquer outra época do ano e que é melhor prevenir do que remediar.
Vamos ficar atentos e, durante todo o ano, devemos nos preocupar para que naquela época em que a ameaça é maior, não haja a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.
Assim, é necessário que a população tome alguns cuidados:

  • Não deixe água parada em garrafas, tampinhas, latas, bacias, baldes, caixas, pneus, saquinhos plásticos. Se precisar guardar garrafas, o ideal é deixá-las vazias e de cabeça para baixo. Guarde os pneus em local que não acumule água. Mantenha as caixas-d’água limpas e bem fechadas.
  • Não deixe acumular água nos pratos que ficam sob os vasos de plantas. Lave-os com bucha ou escova uma vez a cada cinco dias. Se preferir, coloque areia nos pratinhos para absorver a água.
  • Trate a água da piscina com cloro, limpando-as toda semana e caso não for utilizá-la, mantê-la fechada.
  • Em caso de prédios, verificar com o síndico se as caixas d’água estão abertas.
  • Trabalhe junto à comunidade no sentido de manter o bairro sempre limpo. Não jogar tampinhas de garrafa, copinhos de plástico ou qualquer outro recipiente nas ruas e nas áreas verdes.
  • Se os moradores perceberem algum provável foco do mosquito na vizinhança, o certo é telefonar imediatamente para a Secretaria de Saúde. Os agentes de vigilância sanitária irão ao local para verificar as providências que devem ser tomadas.

Em junho deste ano, bombeiros do 4 GBM fizeram uma palestra em nossa escola sobre o assunto, ensinando aos nossos alunos, de uma maneira divertida, como se dá a transmissão da doença e como é possível preveni-la.