quinta-feira, 15 de novembro de 2012

TROCA DE CORRESPONDÊNCIAS

TROCA DE CORRESPONDÊNCIAS

A tia Carol recebeu tantas cartinhas de seus alunos da turma 1201, ao longo do ano, que resolveu socializar a emoção com os pequenos.



Criou uma caixinha de correspondências na qual os alunos podem depositar cartas para os colegas. Eles estão adorando mandar e receber cartinhas.
Além de perceberem que "é dando que se recebe", estão aprendendo, na prática, noções sobre como redigir uma carta, seus elementos constitutivos e também a terem "muita paciência" para esperar o tão famoso dia de abrir a caixinha!

PALESTRA DA GUARDA MUNICIPAL

VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

No dia 08 de novembro, a Guarda Municipal do Rio de Janeiro deu uma palestra em nossa escola, para as turmas 1101 e 1202 sobre "Convivência pacífica, respeito e amizade", além de apresentar um teatrinho de fantoche sobre o tema.





 Acesse o site da Guarda Municipal e conheça mais sobre suas frentes de atuação:

http://www.rio.rj.gov.br/web/gmrio/principal

Leia também o artigo "Violência nas escolas: causas e consequências" de Andreia Lobo

"Há um contexto favorável à ocorrência de rebeliões", diz Manuel Matos, investigador e docente na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade do Porto. A violência na escola é um assunto "velho" com uma nova visibilidade.

"Boa parte dos alunos problemáticos não esperam nada da escola, estão lá apenas porque não têm outras alternativas e são forçados a isso", reflete Manuel Matos. "A família obriga e o Estado não apresenta alternativa em termos de programas de trabalho."

[...]
No geral, por mais debates e programas televisivos que se façam sobre esta matéria, o essencial é não perder de vista que "os atores da violência são muito mais vítimas do que autores", até porque, frisa Manuel Matos, "ninguém nasce vocacionado para a violência".

Leia o artigo na íntegra: 
http://www.educare.pt/educare/Atualidade.Noticia.aspx?channelid=0&contentid=4AFF2CB9239C0D0BE04400144F16FAAE&opsel=1


sábado, 10 de novembro de 2012

PREVENÇÃO E ALERTA PARA CHUVAS FORTES

PALESTRA DA DEFESA CIVIL


No dia 07 de novembro, agentes da Defesa Civil do Município do Rio de Janeiro visitaram nossa escola e deram uma palestra sobre prevenção e alerta para chuvas fortes.


Pouca gente sabe que a Subsecretaria de Defesa Civil disponibiliza um canal gratuito para alertas, notícias e dicas de prevenção contra acidentes, junto as operadoras OI, CLARO, TIM e VIVO.
Para se cadastrar nas operadoras OI, TIM e VIVO, basta enviar DCRJ para o número 4000. E para se cadastrar na operadora CLARO, é necessário enviar DCRJ para o número 889. O serviço é GRATUITO! Mesmo sem créditos, o usuário recebe as mensagens. Gostou da dica?


Acesse o site da Defesa Civil de nosso município:
http://www0.rio.rj.gov.br/defesacivil/

PEÇA TEATRAL - BULLYING: TÔ FORA

IABAS TRAZ PEÇA TEATRAL SOBRE BULLYING PARA A ESCOLA

O IABAS - Instituto de Atenção Básica Avançada à Saúde - que atua em nossa escola - trouxe, no último dia 06, a peça teatral "Bullying: tô fora".





Entenda mais sobre esta forma de "agressão" muito comum nas escolas:


http://www.brasilescola.com/sociologia/bullying.htm

http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/bullying-escola-494973.shtml