quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

CULMINÂNCIA DO PROJETO CULTURA AFRICANA

"MESTIÇO!
NASCI DO DO NEGRO E DO BRANCO
E QUEM OLHAR PARA MIM
É COMO SE OLHASSE
PARA UM TABULEIRO DE XADREZ..."

A culminância do Projeto sobre Cultura Africana, do primeiro segmento da manhã, elaborado pela professora de Música Isabel, ocorreu em clima de muita animação.
A apresentação para  os pais e demais alunos da escola foi no dia 30 de novembro e contou com expressão  corporal, simulando o navio negreiro, declamação de poesia, ciranda, congada, jongo, samba de roda, maculelê e maracatu.
O trabalho resultou de um esforço conjunto, durante todo o semestre, de professores e alunos, com o objetivo de ampliar o conhecimento destes no que diz respeito as nossas heranças africanas.


CENTENÁRIOS

CULTURA BRASILEIRA: ARTE, LITERATURA E MÚSICA



A professora de História Osana organizou, neste ano recheado de centenários, um evento envolvendo as turmas do segundo segmento da manhã, que contou com apresentações das turmas sobre o compositor Adoniran Barbosa, o compositor e cantor Luiz Gonzaga, o escritor Jorge Amado e o artista de teatro, rádio e televisão Mazzaropi. Os alunos assistiram a vídeos, cantaram e interpretaram.
Vejam algumas fotos das apresentações:

                                 
                                         




FEIRA DE CIÊNCIAS

FEIRA DE CIÊNCIAS




Nossa feira de Ciências teve sua culminância no dia 28 de novembro, com a apresentação de diversos grupos de alunos das turmas do segundo segmento. Organizados pelas professoras de Ciências, Adriana e Solange, os alunos apresentaram temas como: a vegetação brasileira, o  bulling, o corpo humano, a reciclagem e o sistema solar, entre outros.













Foram tantos os trabalhos que muita coisa ficou de fora dessa coletânea de fotos. Parabéns aos alunos e professoras que se dedicaram a essa bela apresentação!


FORMATURA (DEFESA CIVIL)

NOSSA ESCOLA COMO PONTO DE APOIO EM CASOS DE RISCO COMUNITÁRIO

A Prefeitura do Rio realizou, no dia 27 de novembro, a formatura da terceira turma de Agentes Comunitários de Saúde e Defesa Civil. Tais agentes reforçarão o apoio em casos de emergências e em casos de riscos comunitários. 
O que temos a ver com isso? Tudo. Este ano, os alunos do 5º ano das escolas municipais participaram de exercícios simulados nas escolas para que estas sirvam de ponto de apoio quando houver algum caso de risco.
A turma 1501, acompanhada pelas professoras Daniela e Mônica, participou da solenidade, que contou com a presença do Prefeito Eduardo Paes e do Secretário de Saúde, além de outras autotidades.
Nosso aluno, Daniel Souza Pires de Oliveira, teve a honra de representar a 5ª CRE,  recebendo das mãos do Secretário o certificado de formatura.
O evento foi encerrado com a apresentação da banda V-trix. Nossos alunos curtiram bastante.






ENCERRAMENTO DO ENSINA

ALUNOS DO ENSINA EM CLIMA PRAIANO

Tarefas e adivinhas marcaram o encerramento das atividades do Ensina que aconteceu, no dia 26 de novembro, na Urca. O passeio, em clima praiano, foi pura diversão. Os alunos participaram de um Circuito Cultural com várias missões. 
O evento marcou também a despedida da Carol e do Rodrigo (professores do ENSINA) da escola, que completaram dois anos de atividade na Rostham. Missão cumprida e muita saudade!


PASSEIO AO ESPAÇO CULTURAL DA MARINHA

PREMIAÇÃO DA GINCANA CULTURAL

Como prêmio da Gincana Cultural, ocorrida em julho, na escola, a turma campeã, 1901, fez um passeio, no dia 23 de novembro, ao espaço Cultural da Marinha, pertinho da Praça XV. Acompanhando a turma, foram as professoras: Sabrina (Geografia), Renata (Educação Física), Elaine (Educação Física) e Edilane (Língua Portuguesa).



Para conhecer melhor o Espaço Cultural da Marinha, acesse o link: Espaço Cultural da Marinha