quinta-feira, 23 de agosto de 2012

OFICINA DE ATIVIDADES LÚDICAS


OFICINAS DE ATIVIDADES LÚDICAS

Tendo como objetivo principal a valorização da brincadeira, através de suas mais variadas formas de expressão, a equipe de profissionais-pesquisadores-brinquedistas, coordenado por Adelaide Rezende de Souza (pesquisadora do ILTC, brinquedista, psicóloga e professora da Universidade Estácio de Sá) oferece oficinas de atividades lúdicas, desde 2009, para oito escolas da rede municipal do Rio de Janeiro, entre elas, a Rostham.

Durante as oficinas, várias atividades são oferecidas, tais como: atividades de artes plásticas, teatro, música, jogos, linguagem (conversas, histórias, parlendas, adivinhações, poesias) e brincadeiras ao ar livre. Há o resgate das brincadeiras e danças tradicionais do folclore brasileiro. Nas oficinas, é possível, também, aprender a fazer brinquedos de material reaproveitável.

Desta maneira, a educação afetiva e a reflexão sobre as emoções são valorizadas, assim como a educação moral e os princípios de cidadania.

Em breve, postaremos fotos com as atividades realizadas em nossa escola, por enquanto, vamos deixar todo mundo com água na boca, divulgando o espaço da BRINQUEDOTECA BRINK+, na Universidade Estácio de Sá, no Campus Rebouças, oferecido pelo curso de Pedagogia.

A brinquedoteca oferece empréstimo de jogos para famílias, estudantes da Universidade e professores de escolas públicas e privadas.É possível tranformar-se em um sócio da brinquedoteca, apenas preenchendo uma ficha de inscrição e doando um brinquedo ou jogo em bom estado.

Crianças de 03 a 12 anos de idade são bem-vindas no espaço que representa o acesso a materiais lúdicos diversos, onde o direito à brincadeira livre é garantido. Acompanhados pelos brinquedistas, as crianças têm acesso à contação de história, artes, jogos e brinquedos variados. Mas, é importante lembrar que somente as crianças que estiverem com sua inscrição preenchida pelo responsável poderão participar.

Também é possível fazer visitação com turmas escolares, necessitando agendar. Para falar com a equipe responsável basta ligar para 25037395, às sextas-feiras a partir das 14:30 horas.


FOTOS DA BRINQUEDOTECA:






ATIVIDADES NA AULA DA TIA ROSANA - turma 1101 - 2012

DEMOROU MAS SAIU

As mamães dos nossos fofos da 1101, da tia Rosana, pediram e está aqui o vídeo que elas assistiram, no dia das mães, com algumas atividades das quais seus filhos participaram em sala de aula. 




É sempre gostoso participar da vida de nossos filhos, não é? Obrigado às mamães que vieram prestigiar a comemoração do dia das mães, junto com seus filhotes.

CIÊNCIA ANIMADA

AULA DE CIÊNCIAS ANIMADA

A professora de ciências da 1702, nossa queridíssima Solange, deu uma aula "pra" lá de legal sobre reprodução sexuada e assexuada. Para fixarem a matéria, pediu que seus alunos fizessem um trabalho de casa diferente: produção de filmes sobre o assunto.

Vamos conferir os vídeos que eles fizeram?






CONTRA A DENGUE

AMEAÇA O ANO TODO

Quem pensa que a dengue só ataca no verão pode estar completamente enganado. A doença, sem dúvidas, aparece mais em épocas de calor e chuvas, mas os agentes de saúde advertem que pode ocorrer em qualquer outra época do ano e que é melhor prevenir do que remediar.
Vamos ficar atentos e, durante todo o ano, devemos nos preocupar para que naquela época em que a ameaça é maior, não haja a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.
Assim, é necessário que a população tome alguns cuidados:

  • Não deixe água parada em garrafas, tampinhas, latas, bacias, baldes, caixas, pneus, saquinhos plásticos. Se precisar guardar garrafas, o ideal é deixá-las vazias e de cabeça para baixo. Guarde os pneus em local que não acumule água. Mantenha as caixas-d’água limpas e bem fechadas.
  • Não deixe acumular água nos pratos que ficam sob os vasos de plantas. Lave-os com bucha ou escova uma vez a cada cinco dias. Se preferir, coloque areia nos pratinhos para absorver a água.
  • Trate a água da piscina com cloro, limpando-as toda semana e caso não for utilizá-la, mantê-la fechada.
  • Em caso de prédios, verificar com o síndico se as caixas d’água estão abertas.
  • Trabalhe junto à comunidade no sentido de manter o bairro sempre limpo. Não jogar tampinhas de garrafa, copinhos de plástico ou qualquer outro recipiente nas ruas e nas áreas verdes.
  • Se os moradores perceberem algum provável foco do mosquito na vizinhança, o certo é telefonar imediatamente para a Secretaria de Saúde. Os agentes de vigilância sanitária irão ao local para verificar as providências que devem ser tomadas.

Em junho deste ano, bombeiros do 4 GBM fizeram uma palestra em nossa escola sobre o assunto, ensinando aos nossos alunos, de uma maneira divertida, como se dá a transmissão da doença e como é possível preveni-la.








terça-feira, 10 de julho de 2012

MARATONA ESCOLAR ARIANO SUASSUNA


MARATONA ESCOLAR ARIANO SUASSUNA

Hoje, foi lançada a Maratona Escolar ARIANO SUASSUNA na sede da Academia Brasileira de Letras, no Centro do Rio.

 A ROSTHAM estava lá para conferir!


O evento contou com a participação dos acadêmicos Evanildo Bechara (representando a Presidente da academia Ana Maria Machado), Carlos Nejar e Arnaldo Niskier, além da Secretária de Educação Cláudia Costin.
O ponto alto da cerimônia foi a apresentação de um musical por professores da rede, contando a vida de Ariano Suassuna e a participação da harpista Sílvia Braga.





A Maratona Literária promovida pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a ABL, é voltada para os alunos de 8 e 9 ano da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos.
Os alunos participantes assistirão a onze palestras ministradas por membros da ABL e depois deverão fazer uma redação sobre a obra e a vida de Ariano Suassuna.
Serão premiados os diretores das escolas, os professores e os alunos dos melhores textos classificados no âmbito do Município do Rio de Janeiro.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

PLANTIO DE MUDAS DE ÁRVORES NAS ESCOLAS DA REDE


PLANTANDO PAU-BRASIL

Na semana da Rio + 20, todas as escolas da rede municipal receberam uma muda de árvore para plantarem em sua escola, graças a uma parceria da SME com a CEDAE (que doou as mudas).


Na Rostham, a Professora de Educação Física, Renata, que faz um belo trabalho com algumas turmas do primeiro segmento da escola, abraçou a ideia e, junto com uma turma de quarto ano,  plantaram uma muda de pau-brasil. 




Dizem os historiadores que o nome de nosso país, "Brasil", foi escolhido em virtude da abundância desta árvore, que pode alcançar até 15 metros de altura, nas florestas brasileiras, no século XVI. Seu corte para a obtenção de madeira e resina foi amplamente comercializada, pelos colonos portugueses na recém descoberta Terra de Santa Cruz.
A árvore chegou a ser considerada praticamente extinta. No século XX, várias iniciativas foram tomadas no sentido de reproduzir a planta a partir de sementes e utilizá-la em projetos de recuperação florestal. Atualmente, o pau-brasil é utilizado como uma árvore ornamental e é muito apreciado em jardins e canteiros urbanos.

AULA NA PRAÇA DA CINELÂNDIA


ALUNOS DA ROSTHAM PARTICIPAM DE AULA NA PRAÇA

(texto de Aline Alves - Gestora de projetos do Bairro Educador)

 A Escola Municipal Rostham Pedro de Farias, em parceria com o  Bairro Educador Cavalcante, realizou uma aula em plena Praça da Cinelândia no Centro da cidade do Rio de Janeiro. No dia 05 de junho de 2012, dia do meio ambiente, as turmas do 6º e 7º ano visitaram a exposição “A Terra Vista do Céu”. A exposição traz fotos tiradas pelo fotógrafo Yann Arths Bertrand que mostra, através de fotografias, as mudanças pelas quais nosso Planeta vem passando nos últimos vinte anos, apresentando as belezas naturais e a degradação que a intervenção humana tem trazido ao nosso Planeta.

Durante a exposição, os alunos tiveram a oportunidade de participar de uma oficina de garrafa PET, na qual aprenderam a fazer um brinquedo utilizando duas garrafas PET  que iriam ser descartadas. Além de ouvirem dicas de como fazer bom uso e como reduzir o lixo, para termos um Planeta melhor nos próximos 20 anos.
Depois de conhecerem toda a exposição, os estudantes assistiram ao filme: “Home – Nossa Planeta nossa casa”,no qual são apresentadas imagens de 54 países, filmadas do céu.  O filme Home é um documentário feito com o objetivo de conscientizar sobre a nossa responsabilidade em cuidar do planeta. As fotos vistas são contextualizadas através de uma narração.
Os alunos puderam, também, conhecer o outro lado da cidade e pessoas diferentes do cotidiano de Cavalcante. Assim foi a aula passeio das turmas de 6º e 7º anos da EM Rostham Pedro de Farias.