terça-feira, 24 de abril de 2012

SAIBA MAIS SOBRE O "ENSINA!"


SAIBA MAIS SOBRE O "ENSINA!"


Você ainda não entendeu direito o que é o "Ensina!"?
Pedimos à Carolina Moraes da equipe do "Ensina!" para explicar sobre este programa e como ele vem sendo desenvolvido em nossa escola.
Segue, na íntegra, o artigo que a Carol nos enviou:



"O Ensina! é uma organização social que trabalha para que todas as crianças, não importa sua origem, tenham acesso a uma educação excelente e mais oportunidades na vida. Para isso, o programa recruta e seleciona profissionais de diferentes áreas para atuar como agentes de educação durante dois anos, pois o Ensina! acredita que a mobilização de toda a sociedade é fundamental para que a educação pública seja prioridade e um valor social do nosso país.

          O Ensina! iniciou seu trabalho no Brasil, no Rio de Janeiro, em 2010, começando a atuar nas escolas públicas do município, em 2011. Como funciona? O programa apresenta sua proposta para as escolas e a equipe gestora tem a liberdade de aceitar ou não a entrada do Ensina!. Felizmente, a E. M. Rostham Pedro de Farias aceitou o programa! =)
         
A Rostham recebeu o Ensina! e os ensinas de braços abertos. Opa! Quem são esses ensinas? Os ensinas são os profissionais das mais diferentes áreas que toparam o desafio de vivenciar a realidade da educação pública do município do Rio, dando aulas de português, matemática e ciências, durante os dois anos do programa. Temos desde engenheiros, advogados, cientistas sociais até psicólogos, pedagogos e jornalistas.

O Ensina!, especificamente no Rio de Janeiro,  atua no contraturno das escolas reforçando o conteúdo dado nas disciplinas de português, matemática e ciências. Ah! Não confunda com uma explicadora. A proposta do Ensina! não é revisar o conteúdo ou ajudar o aluno a fazer seus exercícios de casa. A ideia é passar o conteúdo de uma forma bem atrativa, usando jogos, brincadeiras e trabalhando diferentes pontos de vista daquele mesmo assunto.
Além disso, o programa tem uma ferramenta que é fundamental para a realização de um bom trabalho: a gestão de sala de aula ou o manejo de classe e investimento no aluno, onde são combinadas regras, consequências e reconhecimentos e é feito um trabalho com um olhar mais individual e focado nas questões específicas de cada indivíduo e do grupo.

Em 2011, o Ensina! iniciou seu trabalho na Rostham dando aulas de português, ciências e matemática e em 2012 está focado nas disciplinas de português e matemática, que os alunos têm mais dificuldades de compreensão de conteúdo. O foco do programa, além do desenvolvimento global do aluno, é o acompanhamento do desempenho acadêmico de cada um deles, fazendo com que o aprendizado se reflita no aumento de notas e mudança de atitude dentro e fora da sala de aula.

Os ensinas que trabalham na Rostham desde 2011 são a Carolina Moraes, psicóloga que dá aulas de português e o Rodrigo Duarte, cientista social que dá aulas de matemática. Ambos estão animados com esse segundo momento do programa na escola e se planejaram com estratégias para aproximar os pais e influenciadores do dia a dia do seu filho na escola e a aprendizagem global e o desempenho acadêmico.

A animação continua e eles esperam que esse seja um ano de trabalho e muito sucesso!




Entrando com tudo em 2012

No segundo ano de atuação do programa, o Ensina! trabalha muito focado no investimento da rede de influenciadores que cerca o aluno.


          Sabendo disso, os ensinas, Carolina e Rodrigo montaram uma estratégia inicial de investimento nos pais. Eles defendem a ideia de que a aproximação dos pais e/ou responsáveis na vida escolar das crianças interfere direta e positivamente no desempenho acadêmico dos alunos e numa mudança de atitude dentro e fora de sala de aula.




          Por isso, montaram uma força-tarefa em parceria com a Aline, representante do Bairro Educador, um dia bem participativo do Higor, estagiário de ciências e sempre com o apoio e participação direta da equipe gestora, Cristina e Gerson.

          Nos dias 06 e 07 do mês de março saíram pelo bairro de Cavalcanti batendo de porta em porta e conhecendo os pais, irmãos, avós e demais familiares de diferentes alunos. O que eles queriam com isso? A ideia era apresentar o programa e convidar os familiares para uma reunião no sábado seguinte na escola.


         


          As visitas aconteciam num clima de muita diversão, embora a equipe terminasse exausta e pedindo um sacolé. No caminho, eles encontravam muitos ex-alunos, que os ajudavam a encontrar as casas dos futuros alunos do Ensina 2012. O mais interessante era que muitos alunos cobravam a visita em suas casas e perguntavam se encontraram seus pais, dando dicas do melhor horário para encontrá-los.

          No sábado, 17 de março, aconteceu o primeiro encontro do Ensina! com os responsáveis. No dia foram realizadas algumas dinâmicas e a apresentação da missão, visão e estratégias do programa para o ano de 2012. Nesse dia tiveram presentes também a Gestora de Núcleo do Bairro Educador, Ana Cristina Souza, além das tutoras do Ensina!, Marilúcia Marques e Clara Machline.

A equipe ficou positivamente surpresa com a adesão e participação dos responsáveis, que se mostraram satisfeitos com a atuação do programa na escola e se comprometeram em ser coresponsáveis no processo de aprendizagem de seus filhos."


Nenhum comentário:

Postar um comentário