ASSISTA A VÍDEOS PRODUZIDOS POR NOSSOS PROFESSORES E ALUNOS

Loading...

terça-feira, 8 de maio de 2012

DIA DE ÍNDIO É TODO DIA


MUSEU DO ÍNDIO NA ESCOLA

A gente sabe que dia de índio é todo dia, por isso nossa escola está desenvolvendo, durante todo o primeiro semestre de 2012, atividades diversificadas sobre o tema: contação de histórias e lendas indígenas,  exibição de filmes, brincadeiras, danças etc.
Mas entre os dias 09 e 19 de abril tivemos uma atração especial graças à parceria do Bairro Educador com o Museu do Índio. Assim, uma linda coleção de peças das mais variadas etnias indígenas de diversos lugares do mundo ficou exposta na Sala de Leitura da Rostham. 



Os alunos puderam conhecer coleções etnográficas de objetos utilitários e adornos em plumaria, madeira, cestaria e cerâmica, além de uma maleta com oito jogos e brinquedos de diferentes povos indígenas.
O contato direto com o material proporcionou momentos bastante divertidos nos quais alunos, de diferentes faixas etárias, puderam aprender um pouco mais sobre o modo de vida destes povos.



O destaque da exposição, sem dúvida nenhuma, foi a maleta de brinquedos, composta de jogos de tabuleiro de couro com peças de madeira e materiais da natureza, zunidores, piões e jogos que testam   agilidade,  paciência, atenção e  memória.


A identificação dos alunos com todo esse material, feito, em sua maioria, de maneira bem simples e criativa, e com elementos oriundos da própria natureza, foi imediata.


Conclusão da história toda: CRIANÇA É CRIANÇA EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO E BRINCADEIRA É SEMPRE APRENDIZAGEM!



Nenhum comentário:

Postar um comentário