quarta-feira, 31 de outubro de 2012

HALLOWEEN


AS BRUXAS SOLTAS



No dia 29 de outubro, nossa escola soltou as bruxas com histórias de assustar e brincadeiras para não passar em branco o dia do Halloween que é, tradicionalmente, comemorado no dia 31 de outubro. 




HALLOWEEN OU SACI PERERÊ?

Pouca gente sabe que em 2003 foi elaborado um projeto de lei federal (2.479/03) que buscou resgatar figuras do folclore brasileiro como um protesto à crescente difusão da festa do dia das bruxas em nosso país. A proposta era de que na mesma data do Halloween se comemorasse o Dia do Saci, valorizando o que é nosso. No Estado de São Paulo, a data foi oficializada em 2004.
A pergunta é: "Qual o problema de comemorarmos o dia do Halloween no Brasil?". Será que conhecer um mito tradicional estrangeiro e adaptá-lo às nossas tradições é tão ruim assim? 
Se o povo se esqueceu do Saci Pererê, certamente não foi culpa das bruxas, mas culpa de uma cultura pouco habituada a cultivar sua própria história. Daqui a algumas décadas, quem sabe as bruxas também já não terão sido queimadas aqui, dando lugar a outros mitos? 
Não se pode dizer "Não" ao novo, à evolução, ao movimento, à globalização... Precisamos é aprender a não esquecer, caso contrário, não sobrarão bruxas, nem sacis "pra" contar a nossa história...


  


Nenhum comentário:

Postar um comentário